quarta-feira, 31 de julho de 2013

Nokia Lumia 520


Nokia Lumia 520
Onde comprar: girafa.com.br
Preço: R$500 (branco e preto)
Prós:
• Tela grande;
• Sistema limpo e fluido;
• Entrada para microSD.
Contras:
• Sistema com loja de apps ainda pobre;
• Bluetooth não compartilha arquivos;
• Câmera sem flash.


Algumas pessoas ficaram receosas com os primeiros lançamentos da Nokia com o sistema Windows Phone no ano passado. A vinda dos Lumias 710 e 800 não agradaram a grande maioria, principalmente pelo alto preço dos aparelhos e pela pequena quantia de aplicativos e jogos na loja nativa do Windows Phone. Mas agora, com os novos lançamentos (Lumias 520, 620, 720, 820 e 920) as coisas parecem estar mudando.
O Lumia 520 veio como o aparelho de entrada com Windows Phone 8 da Nokia, mas não se engane, entrada é só um nome carinhoso. Trazendo configurações modestas, mas não simples, ele mostra como o Windows Phone 8 se adapta a uma grande gama de aparelhos sem apresentar dificuldades ou limitações de um smart mediano para um top de linha.

DESIGN

Design - Créditos - Eutestei
O aparelho em si é bem sólido. Mostra uma estrutura fina, bonita e bem acabada, com uma qualidade e aparência de aparelho mais caro. O problema é que nem só de aparências é feito um aparelho. Mesmo sendo bonito e sóbrio, o 520 esconde a capa fina e frágil que tampa a bateria.
O material, mesmo que com uma textura fosca (é fosca, lembra emborrachado, mas é fosca!) retém muito marcas de dedo e de oleosidade, e quando está desencaixada do aparelho – para trocar o chip SIM por exemplo – mostra ser uma peça extremamente delicada, que poderia ser dobrada caso não houvessem bordas.
Seguindo pelo design, na frente temos a tela de quatro polegadas, alto-falante, sensores de proximidade e luminosidade, três botões capacitivos que não tem iluminação mas contam com resposta háptica e um microfone para chamadas. Ainda na tela, encontramos ao lado do alto-falante alguns sensores e um discreto microfone para chamadas abaixo.
Em cima temos a entrada para fones de ouvido, à direita os botões de volume, ligar/desligar e câmera, enquanto que à esquerda não temos nada, e em baixo somente o conector para carregamento/transferência de dados por micro USB.
Tela sob luz intensa ao brilho médio - Créditos - EuTestei

A tela do Lumia 520 é bem confortável e ótima para ler as coisas. É uma TFT de 4 polegadas retroiluminada por LEDs, com  480 x 800 pixels de resolução, resultando em 233 pixels por polegada, além de contar com a tecnologia IPS, que facilita a visualização em ângulos mais abertos, embora os testes não tenham revelado que isso realmente funcione.
Ainda na tela, temos um bom brilho, mas poucas opções de ajuste, e ficamos entre Automático, Baixo, Médio e Alto. Isso pode desapontar quem achar o baixo muito escuro, e o médio, muito claro. Também está presente na tela um recurso do Lumia 920, o toque supersensível desenvolvido pela Nokia, que permite ao usuário utilizar o aparelho com luvas, com as unhas, ou às vezes até mesmo sem tocar na tela do aparelho.
Por ter um tamanho não muito grande, fica difícil ver os pixels; não é impossível, mas como o sistema utiliza fontes finas e objetos retangulares, a tela fica bem a contento, e não peca nas cores, que são exibidas sempre vivas. Porém, por ser apenas uma TFT e não ter o ClearBlack, os tons escuros podem ficar um pouco lavados, como ao exibir um conteúdo com muitos elementos em preto: se o brilho estiver no Alto, facilmente vai parecer que a foto está acinzentada. No mais, é uma boa tela pelo preço pedido pelo aparelho.

SISTEMA OPERACIONAL E USABILIDADE


Usabilidade, Cores diversas na home - Créditos - EuTestei

O Windows Phone não evoluiu muito em termos de design desde seu lançamento, mas é perceptível a mudança nas transições e efeitos do sistema, mesmo em aparelhos mais básicos como este. No geral, é um sistema extremamente fácil de se mexer, e em meia hora de uso você já entendeu todos os macetes para manusear bem seu smart. Entretanto, usuários mais leigos podem sentir dificuldades em encontrar alguns ajustes de notificações, ou para encerrar alguns aplicativos.
Um ponto positivo do Windows Phone é que para se logar em redes sociais, emails e outras contas, não é preciso abrir aplicativo por aplicativo, basta ir nas configurações e adicionar as contas que você precisa. O aparelho vai se encarregar de baixar o aplicativo, ou salvar seu login e senha para quando entrar em um site pelo navegador padrão do aparelho.
A interface é limpa, sóbria, e muito bonita. Toda construída em quadrados e retângulos (os tiles, como a Microsoft gosta de chamar), são como se fossem os widgets do Android, alguns animados, outros nem tanto, mas todos com um certo charme, podendo ser configurados da maneira que você quiser. Eles têm três tamanhos disponíveis e você também poder escolher a cor dos tiles e a cor de fundo do sistema que, infelizmente, só dispõe de preto e branco.
O teclado é um show à parte, o corretor ortográfico é muito bom, além de ter um previsor de palavras ótimo. Às vezes, é possível escrever frases inteiras apenas escolhendo entre as palavras que o teclado acha que você pode utilizar, tornando a digitação mais prática, rápida e confortável.
Além disso, ele tem resposta sonora, fazendo um “tec tec tec” muito agradável, mas que obedece o volume em que o celular está. Assim, se você deixou ele com o volume máximo, ele vai fazer um “tec tec tec” ensurdecedor! Ao menos, é possível desativar esse barulho de toque nas teclas, acessando as configurações.

HARDWARE E PROCESSAMENTO


Com bom processador, roda jogos com bom desempenho - Créditos - EuTestei
Aqui temos uma boa coisa notícia. Mesmo sendo o aparelho de entrada da Nokia e custando bem abaixo da média dos mid range, ele traz um bom processador que pode bater de frente com o Sony Xperia P, Samsung S2 Lite e até o iPhone 4s. Com processador dual core de 1GHz, 512 de memória RAM, chip Qualcomm MSM8227 e GPU Adreno 305, ele é capaz de rodar vários aplicativos abertos sem engasgar ou apresentar lentidão nas transições.
Nos testes feitos com o AnTutu Benchmark ele alcançou a média de 7236 pontos, ficando acima de muitos concorrentes de preço. E os números se justificam, pois joguei Temple Run, chequei emails, abri uma vez ou outra os app do Facebook e do Twitter… sempre pulando de um app para o outro, sem nenhum engasgo ou lentidão.
Nas conexões, ele tem 3G quad band, Bluetooth 3.0 com AD2P (conexão com periféricos sem fio), WiFi 802.11 a/b/g/n, GPS com geotagueamento para imagens e suporte para WiFi Hotspot. Mesmo sendo bem completo, faltam algumas coisas, como o GLONASS e o NFC, que está cada vez mais presente entre os aparelhos mais caros.
APLICATIVOS
A loja conta com vários aplicativos, alguns bem populares como o Line - Créditos - EuTestei
A Nokia envia o aparelho com alguns aplicativos bem úteis, como a suíte do Office completa – para criar e editar documentos –, o OneNote – para notas rápidas, e que pode ser sincronizado com o computador –, Carteira – para salvar seus cartões de crédito, vales, entre outros (como o Passbook, do iPhone)–, Data Sense – para controlar os gastos da sua internet móvel –, Estúdio Criativo – para edição de imagens – e o Here Drive e Here Maps, para navegação via GPS gratuita e totalmente offline.

MÚSICA E MÍDIA


É um player bonito e organizado, que mostra a foto do album, e permite alternar as musicas direto da tela de bloqueio - Créditos - EuTestei
Quanto falamos em reprodução de músicas e Nokia na mesma frase, sabemos que tem coisa boa no meio, já que a Nokia não decepciona quando o assunto é áudio. Com a média de 60 horas de reprodução contínua de músicas, o Lumia 520 deve agradar quem gosta de ouvir um bom som, ainda mais com fones de ouvido, pois os que vem na caixa, mesmo que finos e com o aspecto frágil, garantem um bom, claro e alto som, sem distorções ou ruídos, proporcionado uma ótima experiência com músicas e vídeos.
Assistir filmes na tela do Lumia pode parecer estranho, já que ela tem só 4 polegadas, mas é uma tarefa simples e fácil, que garante horas de diversão em uma viagem longa ou em algum momento em que você queira assistir a um bom vídeo no Youtube, por exemplo.
O player de música é bem simpático e bonito, mostra uma imagem do artista ao fundo, informações, álbuns, e até o Twitter do artista que está sendo reproduzido, além de dar a opção de adquirir mais músicas do álbum pela loja de músicas da Microsoft.

BATERIA E ARMAZENAMENTO


O armazenamento do Lumia 520 é bom, e se estiver na Econimia de Bateria, o celular não vai te deixar na mão! -Créditos - EuTestei

Aqui, há controvérsias sobre o assunto. A bateria do Nokia é boa, porém depende do tipo de usuário que você é. Navegando sem parar na internet WiFi e ouvindo músicas ao mesmo tempo, a bateria durou cerca de seis horas, e os números se repetem quando o assunto é jogar sem interrupções.
Mas se você só quer ouvir algumas musicas pela manhã, acessar seus emails à tarde, dar uma jogadinha de meia hora dentro do ônibus e bater umas fotos, deixando o brilho da tela no modo automático, pode chegar a 12 horas fora da tomada. Deixando ele quietinho, com algumas músicas e uma ou outra ligação, pode esquecer, pois ele vai ficar um dia e meio – ou mais – longe da sem precisar de recarga.
Ele vem com 8GB de memória interna, dos quais sobram 7,2GB para dividir entre aplicativos, jogos, músicas e imagens, mas fique calmo. Ele tem entrada para cartões microSD de até 64GB. Espaço não vai faltar caso você opte por um cartão de 4GB em diante, já que pode manter todas as suas músicas, fotos e vídeos nele.

CÂMERA


A interface da galeria é simples, e divide as imagens por albuns, ou data - Créditos - EuTestei

Já que não temos a presença de flash ou câmera frontal, a Nokia resolveu caprichar na única câmera do aparelho, dando a ela 5 megapixels com auto foco, zoom digital de até quatro vezes e um botão dedicado de dois estágios. A câmera registra imagens com  2592 x 1936 pixels, tem a abertura de diafragma em f/2.4 com distância focal de 28 milímetros. Isso garante boas imagens à luz do dia, e imagens com pouco granulado na luz artificial, como dentro de casa, por exemplo.
Ela possui vários efeitos de cor, balanço de branco, valor de exposição, ajuste de ISO e ainda conta com vários aplicativos que podem ser baixados para serem utilizados na hora de bater a foto, ou depois, para editá-las!
Na hora de gravar vídeos, ela se sai muito bem com boa iluminação, registrando filmes com resolução HD a 30 quadros por segundo. Não tem estabilização de imagem e nem ajuste de zoom, mas tem um foco automático que faz inveja a muitas câmeras compactas do mercado.

O QUE VEM NA CAIXA?


Caixa simples, com o aparelho, manual, fone, carregador e cabo usb - Créditos - EuTestei

Na caixa simples e de material reciclado, encontramos o aparelho, manuais (finos) de instruções, termos de garantia, a bateria, fones de ouvido comuns, um carregador comum com cabo embutido e um cabo extremamente curto para conectar ele ao computador, por uma entrada Micro USB (tradição da Nokia).
No mais, é uma caixa muito boa e resistente, que impressiona pelo seu tamanho (ou por falta dele), podendo ser guardada em qualquer lugar com seus acessórios dentro. Afinal, muitas pessoas gostam de guardar tudo, seja por esperança de vender o aparelho mais tarde ou pelo simples fato de querer ter tudo guardado sem correr o risco de perder alguma coisa.

PARA QUEM É?


Se você cansou da mesmice dos Androids baratos que vivem travando ou dando alguns problemas – como câmeras de má qualidade e pouca memória interna –, achou o aparelho certo. Com boa bateria, boa câmera e uma reprodução de mídia invejável, o Lumia 520 surpreende por custar aproximadamente 550 reais, algo bom para quem quer um produto de qualidade e não quer pagar os tubos por aí.
Além do modelo preto que testamos, está a venda no Brasil o modelo branco, e no exterior os modelos Vermelho, Amarelo e Azul claro, todas vindo com uma textura fosca.

GALERIA DE IMAGENS


INFORMAÇÕES

Tela: 4 polegadas
Resolução de tela: 480 x 800 pixels
Sistema operacional: Windows Phone 8
Processamento: 1GHz Qualcomm MSM8227 dual core, 512MB de RAM
Rede: GSM/3G
Armazenamento: 8GB internos
Câmera: 5 megapixels
Flash: Não há.
Conectividade: Wi-Fi 802.11 a/b/g/n dual band, GPS com A-GPS, Bluetooth 3.0, 3G, USB
Sincroniza com PC: sim
Dimensões: 11,9 x 6,4 x 0,99 cm
Peso: 124g
Autonomia de bateria: Até 15 horas em stand-by / Até 6 horas em conversação e internet
Itens inclusos: aparelho, bateria, manuais, carregador com fio, fones de ouvido, e cabo USB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário