iOS 7 pode ter novo conceito em localização com iBeacons
Sistema funciona como uma espécie de GPS de maior precisão, ideal para locais fechados

Sistema funciona como uma espécie de GPS de maior precisão, ideal para locais fechados

O novo iPhone pode ter uma novidade muito mais interessante do que suas novas cores: um novo sistema de microlocalização no iOS 7.
O iBeacons é uma criação do Bluetooth Low Energy (BLE) que permite uma localização precisa para uso nos aplicativos do iOS 7. Já há, inclusive, empresas criando hardware e softwares para tirar proveito dos novos recursos geográficos que o dispositivo terá.
O sistema existe no iPhone 4S e no 5, tal como em iPads, computadores Mac e nos Androids mais sofisticados. O dispositivo móvel do iBeacon é tanto um gerador de sinal quanto um sensor. Quando o BLE estiver ligado no iOS 7, será possível receber mensagens com a localização específica, com base na proximidade das redes locais de iBeacons. E o telefone pode agir como um iBeacon por si próprio, transmitindo mensagens para outros dispositivos.
O desafio para os anunciantes é assegurar de que as mensagens serão chamativas e relevantes, para que o sistema não encontre rejeição e os usuários simplesmente o desliguem.
O sistema BLE será especialmente útil em lugares onde dados de GPS podem estar indisponíveis, como, por exemplo, dentro de um shopping center. O sensor do dispositivo, que atingirá um raio de aproximadamente 50m, será melhor do que a triangulação de GPS e WiFi.
O sistema permite emitir e receber conteúdo. Com isso, é possível haver comunicação entre empresas, redes BLE de baixo custo e os usuários, o que leva a uma poderosa e valiosa rede de comunicação móvel.
Siga a FORBES Brasil no Twitter (@forbesbr) e no Facebook (ForbesBrasil).
Assine a revista impressa, em www.assineforbes.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário