quarta-feira, 31 de julho de 2013

SISTEMAS OPERACIONAIS ESQUECIDOS COM O TEMPO



Hoje em dia, estamos acostumados com Android, iOS e Windows Phone, mas a um tempo atrás haviam diversos aparelhos com sistemas operacionais um tanto quanto avançados e muito funcionais, mas que foram esquecidos conforme os outros sistemas maiores se tornavam mais personalizáveis e complexos.
Não precisa ser muito velho para se lembrar dos celulares com visores verdes de LED, ou com a tela branca, retroiluminda por luz. Bem, não estou falando em algo tão antigo assim, e sim de sistemas não tão velhos, que tiveram seu desenvolvimento e seu momento de glória em determinado tempo!

SYMBIAN OS

Criado pela Nokia em abril de 2009 em parceria com outras empresas e desenvolvedores, produziram e mantiveram o Symbian por anos, mas com o tempo começaram a surgir as complicações. Falta de aplicativos e de desenvolvedores interessados no sistema foram uma das causas para que o sistema fosse descontinuado. Até mesmo a Sony Ericsson utilizava o Symbian.
É uma pena ver um sistema tão jovem, e com uma idéia tão promissora, acabar assim. Mas ainda há aparelhos rodando o Symbian em sua versão mais recente, como o Nokia N9, entre outros. Versões mais simples, baseadas no Symbian, como a S40, ainda estão presentes em diversos feature phones da empresa, e ainda fazem sucesso no mercado.
Symbian-créditos-INSPECT-A-GADGET
SYMBIAN (CRÉDITOS: INSPECT A GADGET)

BADA

Bada, que até um tempo atrás poderia ser chamado de ”queridinho Samsung”, foi produzido pela (dãr) Sansung para substituir os velhos sistemas Java, que dominavam os aparelhos da época.
Embora ainda seja encontrado em aparelhos mais antigos, que ainda estão à venda, como o Corby e o Wave, o sistema foi descontinuado, e em fevereiro de 2013 a Samsung oficialmente declarou o fim do BADA, colocando em seu lugar o sistema Tizen, uma plataforma aberta e criada em conjunto com Nokia e Intel, mas que ainda não está pronta. Por enquanto, a Samsung adotou o Android como o novo sistema querido, e ainda enfia sua interface TouchWiz nele, para deixar o sistema com uma cara mais alegre.
bada-créditos-gsmarena
SISTEMA BADA (CRÉDITOS: GSMARENA)

WINDOWS MOBILE 6.5

O Windows Mobile é um sistema mais antigo que os outros, mas que tem uma história interessante! Depois de conquistar os desktop users, a Microsoft resolveu arriscar no mundo móvel, lançando uma mini versão do seu sistema operacional para celulares.
Mais visto em celulares com teclado QWERTY e um corpo mais robusto, o Windows Mobile tentava ser um sistema bom e seguro para executivos, assim como o Blackberry, mas não conseguiu se manter com as inovações do tempo e com os novos sistemas do mercado.
Windows Mobile-créditos-technet.com
WINDOWS MOBILE (CRÉDITOS: TECHNET.COM)

MAEMO

O Maemo, desenvolvido pela Nokia em parceria com outras empresas, é baseado no Debian GNU/Linux e tira muito de sua interface, frameworks e bibliotecas do projeto GNOME, com suas transições baseadas na GTK Hildon.
A interface do Maemo  é semelhante a outras interfaces de dispositivos móveis. Ele tem uma “home”, que funciona como um ponto central no qual todos os aplicativos e configurações são acessadas. A tela inicial é dividida em áreas para lançar aplicações, uma barra de menu e uma grande área ​​que podem exibir informações, como um leitor RSS, player de músicas e caixa de busca do Google. Em fevereiro de 2010, foi anunciado que o projeto Maemo se fundiria com o Moblin para criar o MeeGo.
Maemo - Créditos - 3gmemories.com
MAEMO (CRÉDITOS: 3GMEMORIES.COM)

PALM OS

O Palm OS foi um sistema operacional móvel criado para ser prático e funcional, e com o público alvo feito de executivos e pessoas que precisavam anotar coisas a todo instante, já que a base de aparelhos que foram lançados com ele tinham teclado físico completo, ou tinham uma grande camada escura, onde era possível escrever uma letra e tê-la reproduzida ta tela principal.
Infelizmente o sistema foi descontinuado pela falta de interesse dos desenvolvedores, e da gama de aparelhos com sistemas melhores e mais práticos. Hoje em dia não é tão fácil encontrar um aparelho funcionando com o Palm OS, mas se sabe que a maioria dos aparelhos fabricados com ele, eram os Palms Treo, que traziam uma tela resistiva e um teclado QWERTY completo.
Palm Treo - Créditos - PhineArena
PALM OS NO SMARTPHONE TREO (CRÉDITOS: PHINEARENA)

MEEGO

O MeeGo é um sistema operacional para dispositivos móveis com kernel Linux, anunciado em Fevereiro de 2010, pela Nokia e pela Intel em uma conferência à imprensa. Seu objetivo era unir esforços da Intel e da Nokia no Maemo em um só projeto. O MeeGo foi desenhado para atuar como um sistema operacional para plataformas como netbooks, desktops, tablets, smartphones, sistemas de navegação automotiva, smartTVs e outros. Hoje, mais esquecido, é hospedado pela Linux Foundation.
Hoje em dia, e possível ver o MeeGo no Nokia N9, que por sua vez, vai receber uma atualização para o novo sistema baseado em MeeGo, criado por ex-funcionários da Nokia (que mais tarde, criaram a Jolla, para dar continuidade ao MeeGo), chamado Jailfish!
MeeGoo no n9 - Créditos - The Verge
MEEGO NO N9 (CRÉDITOS: THE VERGE)
Bem, mesmo que estes sistemas estejam meio ultrapassados e seja mais difícil achar um aparelho com eles, é uma experiência interessante buscar conhecê-los pessoalmente, e ver se você consegue se adaptar a algum. Lembre-se, o aparelho é bom quando é bom para você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário